sábado, 22 de outubro de 2011

O BEM E O MAL… ANDAM LADO A LADO!

Os Homens (e mulheres), vagueiam pelo jardim do mundo, onde, cada um deles mesmos, homem ou mulher, é o mais misterioso dos jardins.

Um jardim tem relva, arbustos, plantas e flores, que só serão maravilhosas se o jardineiro tiver o cuidado de as podar, adubar, regar e arrancar as ervas ruins!

As inúmeras qualidades de cada Ser Humano, homem ou mulher, que só ele ou ela conhecem minimamente, fazem dele ou dela o mais misterioso dos jardins, cuja maravilha dependerá sempre do cuidado que ele ou ela tiverem com o fortalecer as suas próprias qualidades e combater os seus próprios defeitos.

O Ser Humano é um ser misterioso, pois por mais que o queira, nunca poderá mostrar-se totalmente a ninguém nem desvendar-se cabalmente a si mesmo. Por isso, é um enormíssimo mistério, para si mesmo e para todos os outros seres humanos.

Os homens e mulheres, no seu todo, pelas divergência de aspecto, ideias, opiniões, saberes e formas de vida, são como jardins com a maior diversidade de plantas… que precisam por demais de ser cuidadas… ou seja, de ser ajudadas a discernir o mal do bem, praticar o bem e a evitar o mal.
O bem e o mal, o bom e o mau, andam lado a lado! Nas plantas, nos animais, nas pessoas… e acima de tudo no íntimo de cada pessoa.

Deus não pode negar-se a si mesmo, por isso, sempre nos desviará do mal e sempre nos amará – ELE É AMOR!.

Tudo o que fazemos de bem, é obra de Deus; tudo o que fazemos de mal, é fruto da nossa fraqueza humana que não consegue libertar-se do diabo ou de satanás! E isto é para toda a gente, acredite em Deus ou não, tenha a cor que tiver, tenha a ideologia que entender, professe a fé que professar ou não professe fé nenhuma!

Vejamos o que diz o apóstolo São Paulo na sua Carta aos Romanos (Rom 7, 18-25ª), que por sinal faz parte da Liturgia de hoje, 21 de Outubro, Ano A.

“Irmãos: Eu sei que em mim, isto é, na minha natureza, não habita o bem, pois querer o bem está ao meu alcance, mas realizá-lo não está. Na verdade, não faço o bem, que quero, mas pratico o mal, que não quero. Ora, se eu faço o que não quero, já não sou eu que o realizo, mas o pecado que habita em mim. Descubro pois em mim esta lei: ao querer fazer o bem, é o mal que está ao meu alcance. Sinto prazer na lei de Deus, segundo o homem interior. Mas vejo que há outra lei nos meus membros, que luta contra a lei da minha razão; ela torna-me escravo da lei do pecado, que está nos meus membros. Infeliz de mim! Quem me libertará deste corpo de morte? Deus, a quem dêmos graças, por Jesus Cristo, nosso Senhor.”

Para compreender, assimilar e integrar na vida, é preciso tempo e muita dedicação. Isto que o São Paulo diz, experimenta-se na vida inúmeras vezes… muitíssimas vezes… todas as vezes que nos esforçamos por fazer o bem e acabámos por errar.
Mas ao compreendermos que estamos errados, não podemos ficar presos no erro, mas a fazer tudo para não voltar a cometer os mesmos erros, certos de que, para corrigir erros… nada melhor do que robustecer as qualidades.

Para vivermos como Deus quer, é preciso querer viver com Deus, pensar NELE, falar com ELE, invocar o Seu Espírito Santo. Se pusermos o nosso pensamento em Deus e lhe ofertarmos todo o nosso querer, ELE próprio nos orientará todos os passos.
Eu não sou capaz de definir Deus. ELE não é definível! Também não importa saber quem é Deus, o importante é saber que ELE gosta de nós, que ELE faz maravilhas em nós, que ELE nos guia os passos e nos faz amar sem peso nem medida!
Isto pode parecer uma anedota… mas não é!
Vinde… saboreai… e vede!

6 comentários:

☆Lu Cavichioli disse...

Olá Hemínia, bom dia!

Te vi lá no blog do Carlos e vim te conhecer.

Texto de fé e compreensão humana este que escreveu. Eu gostei imenso.

Já te sigo!
Quando puderes venha fazer-me uma visita. Será um prazer.
um grande beijo e muito prazer!

LU

Maria Rodrigues disse...

Como sempre um texto brilhante minha amiga. Que Deus Pai ilumine sempre o nosso caminho.
Bom fim de semana
Beijinhos
Maria

Tatuagem No Meu Olhar.... disse...

Amada amiga

Quão doce sentimento escrito...
Perfeito poema! Obrigada por nos dar a oportunidade de estar aqui a ler-te com carinho.

Beijos nossos

Flor de sal e tatuagem

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Olá Hermínia. Vim retribuir sua visita ao Arca e foi um grande prazer estar em seu blog. Beijos.

Vinicius. C disse...

Olá!

Eu gostei muito do seu texto, muito bom!

Que você tenha um ótimo inicio de semana!

Estou esperando por você no Alma!

ValeriaC disse...

Oi minha querida, fiquei muito feliz com sua doce visita em meu Blog e também vou ficando por aqui para saborear tão belas leituras...que texto mais sábio...
Tenha uma boa tarde...beijos...
Valéria