quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O BRINQUEDO NOVO!

Era uma manhã, na praia de Sines!
As gaivotas faziam multidão passeando calma e alegremente sobre o areal.
De quando em vez, uma ou outra saltitava para a água e depois de mergulhar bem a cabeça regressava às areias da praia para continuar a curtir a manhã amena na espera silenciosa dos raios de Sol, quando, de repente, surge um pequeno alvoroço!
É uma gaivota que segura no bico, visto de longe, algo semelhante ao espinhaço de um peixe, e que avidamente poisa e bica… repetidas vezes… e que é perseguida por mais duas ou três que tentavam sofregamente roubar-lhe o que pensavam ser uma saborosa iguaria.
Depois de aturado esforço, a gaivota foi conseguindo desviar-se das perseguidoras, mas não podendo de modo algum ingerir aquele objecto estranho poisou-o placidamente junto da água.
As gaivotas perseguidoras apressaram-se a ir bicar, uma após outra… o que julgavam um belo pequeno almoço, mas acabaram por se dispersar sem nada conseguir!
O tão almejado alvo não passava de um pequeno plástico transparente, duro e intragável, efémero e estúpido, que continuou a boiar no extremo da costa, como que a desafiar a curiosidade de outras gaivotas que… talvez mais conhecedoras do intruso ou providas de um pouco mais de senso… não deram a menor importância ao que até poderia ter sido um belo e atraente “brinquedo novo”!
Quando a vida é simples, tudo é simplicidade, e a felicidade vai surgindo a partir das coisas  mais insignificantes… como seja um naquinho de plástico perdido vagueando nas ondas!...
Que bela a Vida da Natureza!     

7 comentários:

Anónimo disse...

Caríssima Hermínia Nadais,

Parabéns pelo seu texto.

De facto as coisas simples podem ser muito boas. A lua, o sol, o mar, a floresta.

Mas que uns não fiquem a brincar com um pouco de plástico quando outros enterram a fortuna.

http://clix.expresso.pt/veja-os-rendimentos-de-15-politicos-portugueses-antes-e-depois-de-passarem-pelo-governo-grafico-animado=f680329

Cumprimentos,

Anónimo disse...

Cara Hermínia Nadais,

Parabéns. Concordo plenamente com o que disse. O bem e o mal andam juntos mesmo na instituição que se diz representante de deus.

Será que o próprio deus também é satanás de si próprio?

Cumprimentos,

Hermínia Nadais disse...

Muito obrigada pelo comentário e acima de tudo pelo link, pois fico muito contente por poder ter estas denúncias aqui.
Era muito bom, era, que toda a gente prestasse atenção a tudo isto, porque não foram nem são os salários miseráveis da arraia miúda que puseram e põem o País como ele está, mas é a deles que querem ir buscar fundos para pagar a crise que esses grandalhões arranjaram. E estes?... será que vão continuar incólumes e a calcar aos pés a pobreza???.... Será que não se lembram que, quando morrerem, não levam o dinheiro???
Haja JUSTIÇA SOCIAL!

Hermínia Nadais disse...

Este 2º comentário anónimo, tem expressões muito picantes!

"Será que o próprio deus também é satanás de si próprio?"

Deus... satanás... isto merece uma resposta muito especial... pois quem fala tanto nas mesmas coisas é porque está obcecado por elas.

Eu gosto muito de falar de Deus - de satanás, não!

Ele põe a vida num inferno... e como "eu já lá estive, no inferno" não quero repetir a experiência, fiquei mais que satisfeita!

Não sei se poderei dar resposta a isto hoje, é muito tarde e a situação é delicada, tem de ser muito bem explicadinha!

Muito obrigada por mais esta reflexão!

Volte sempre!

Vinicius. C disse...

Boa tarde!

Sempre que posso, que encontro tempo, navego buscando novos blogs.

Hoje encontrei o seu e que delicia. Um prazer estar aqui- gostei muito!

Espero que possa vir e conhecer o Alma- meu blog!

Tenha uma ótima tarde!

Pedro Pinho e Suárez disse...

Cara Hermínia,
Já que a natureza é o contexto, aproveito para admitir que uma das razões, e que talvez seja a primordial, por eu amar a natureza é pela sua simplicidade e, de certa forma, pela sua inocência. Pois ao contrário do Homem, que tudo consome e tudo tenta ser, não há mais nenhum animal que tente passar por outra coisa qualquer, afinal, uma rã é uma rã todos os dias e um azereiro é um azereiro todos os dias.
Está aqui um belo texto que, na minha opinião, deveria estar publicado no jornal juntamente com as opiniões que lhe são intrínsecas.
Agora deixo-lhe um pouco de espaço e de tempo para reflectir e ponderar sobre o comentário do autor anónimo que, até para um agnóstico como eu, é um poço de factos incógnitos. Talvez seja um bom tema para discutirmos os dois pessoalmente, não lhe parece?
Até breve, querida Hermínia!

Os melhores cumprimentos,
Pedro Suárez

Hermínia Nadais disse...

Olá Pedro!

Que bom ter vindo aqui!
Eu também costumo andar sempre pelos seus espaços que tanto admiro.

Concordo plenamente com o que diz acerca da NATUREZA!
É a mais extraordinária beleza, pureza, humildade, coerência, inocência... tem tudo quanto há de bom! Não nos engana nunca, é como é!

Engraçado, nunca tinha pensado meter estes textos no jornal... acho que não estão muito de acordo com o que costumo lá colocar. Mas... com um jeitinho... acho uma boa ideia.

Com respeito a estes comentários anónimos... estão demais.
São muitos, e em quase todas as postagens! Eu não sei se os viu todos! São de uma agressividade que dói!
Tenho muita pena daquela pessoa... ou pessoas... pois parece-me mais do que uma.
Estou ansiosa por escrever sobre eles, mas tenho em mãos trabalhos prioritários, o jornalinho que costumo fazer e outros...e fico sem saber quando poderei dar uma resposta com cabeça, tronco e membros.

Quanto à sua sugestão, vou ter o maior gosto em discutir consigo pessoalmente sobre esse "poço de factos incógnitos"! É um bom tema de conversa, tem toda a razão!
Quando eu não estiver com a minha Ritinha nem a fazer o almoço, e o Pedro tiver alguma disponibilidade, podemos encontrar-nos,está bem?

Então, até breve, querido amigo!

Beijinhos,e muitas felicidades!

Hermínia Nadais