quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

NO SENTIDO DA VIDA... Jesus, Deus/Homem e Homem/Deus!


Jesus é o Deus/Homem porque, existindo com o Pai antes de todas as coisas, tomou carne humana como a nossa no Sagrado Corpo de Maria para ser um connosco, a chorar e a rir, a comer e a beber, a aprender a viver, a rezar, a ler, a trabalhar… pois se assim não fosse não seria um de nós, mas diferente de nós!
Jesus é o Homem/Deus porque, vivendo no mundo como qualquer um de nós, sempre soube discernir o certo do errado, com força e coragem para fazer sempre o bem.
Nasceu numa família como nós! Uma família que nos pode servir de exemplo.
Numa época em que só aprendiam a ler as pessoas ligadas à religião e gestão política, Jesus, sem estar intimamente ligado a nenhuma destas causas, pois lia as escrituras nas sinagogas, nas vivências do sábado, segundo a Lei de Moisés - aprendeu a ler!
Desde os doze anos, em que admirou os Doutores com os inúmeros conhecimentos da Lei Mosaica, até começar o seu ministério de pregação, nada se fala sobre a Sua vida. Mas nas pregações que fez e nas parábolas que contou mostrou um conhecimento ímpar sobre todas as vivências do povo que O viu nascer, conhecimentos enraizados nos anos silenciosos de vida oculta.
Os Evangelhos dizem muitas vezes que Jesus se retirava para rezar - Jesus era Homem, e como tal, precisava da protecção de Deus!
Jesus compadecia-se das pessoas, chorava, acarinhava, tinha fome e sede - era realmente uma Pessoa Humana! Mas distinguiu-se de entre os humanos pela sua humildade, sinceridade, coerência, coragem e valentia… pelas Suas virtudes exercidas no mais alto grau, comportamento próprio do Homem/Deus que Ele era.
Por mais que nos esforcemos, nesta vida terrena nunca conseguiremos saber verdadeiramente quem foi e quem é Jesus! Estou a lembrar-me das palavras de São Paulo: “Quando era criança, reagia como criança; mas agora que sou adulto, terei comportamentos de adulto!”
Quando começamos a conhecer um pouquinho da vida e obra de Jesus Cristo, tendo em conta que Ele era (é) Filho de Deus, temos a tentação de pensar que o Pai o favoreceu, e por isso, nunca poderemos assemelhar-nos a Ele. Mas quando começamos a aprofundar conhecimentos com amor, o amor e a sabedoria de Deus aumentam em nós. E então começamos a ver Jesus como um Homem perfeito, esforçado por cumprir a vontade do Pai amparado pela Sua Graça que Ele pede na oração tal como nós devemos pedir, que agradece como devemos agradecer, que difunde como nós devemos difundir!
O coração dos Homens é o presépio que Jesus deseja no hoje de todo o sempre. E como a perfeição humana não existe, por muito perfeito que seja o Homem, sempre terá algo a aperfeiçoar! E é nesse aperfeiçoamento constante que Jesus vai nascendo cada vez mais profundamente, todos os dias, no coração de quem deseje pertencer-Lhe – na vivência de um permanente Natal.

Hermínia Nadais

9 comentários:

vieira calado disse...

Muito boa noite!


Hoje venho expressamente para

desejar-lhe um

Bom Ano de 2012,

para si para os seus!

********

Beijocas

Anónimo disse...

Querida Hermínia

Venho desejar igualmente um Feliz Ano que promete ser surpreendente, mas não como se desejaria, já que o mundo necessita urgentemente de uma viragem de 180 e penso que a hora é AGORA. Venho dizendo isso há mais de 1 ano no meu blog, mas a inconsciência das pessoas continua igual. Não espere, salvo rarísimas excepções que comentarão este seu lindo post mais a mais nesta altura de quase epifania. As pessoas gostam de ler outras coisas, de se divertirem, de lerem coisinhas lindas que lhes satisfaçam os egos, e estão-se "nas tintas" para se debruçarem sobre Deus ou Jesus ou (re)activarem o seu "motor de busca", ou seja o CORAÇÃO - como lhe chamo.Lamentavelmente, hão-de ver, sentir e se calhar ouvir da pior maneira que postura a partir de agora deverão ter!
Sempre soube que a Hermínia fez a sua parte, algumas pessoas idem, mas são gotas num oceano imenso com marés vivas que não sabem nem querem sequer começar a andar sobre elas....têm medos, muitos, e a resultante é a pouca fé ou a ausência dela.

Deixo um abraço fraterno, daqui até á lua - e volta, para ser maior.
Sempre...
Ternamente
Mariz

Hermínia Nadais disse...

Obrigada, AMIGA, pelas suas palavras!
É muito verdade o que diz, mas temos que ter confiança e fazer sempre o que pudermos que Deus fará o resto! ELE ama a todos e a todos dá possibilidades de regeneração. Tudo o que fizermos para chamar à atenção das pessoas para o Amor incondicional de Deus será muito bom!
Beijinhos muito longos e doces,
Hermínia

alegria de viver disse...

OLÁ

Obrigada.
Desejo-lhe um ANO iluminado.

Com muita alegria BJS.

Cândida Ribeiro disse...

Venho com o coração cheio de amor desejar-lhe um ano 2012 com muita fé, saude e alegria.
Se tentarmos imitar Jesus homem, no seu amor por todos os seres que estavam à sua volta, bons e maus, estamos a contribuir para o nascimento e crescimento de um Mundo Novo.
Nascemos com grande força interior e por isso podemos vencer todos os obstáculos e aprendermos com as nossas escolhas. É nossa missão evoluir e olhar para Jesus como um grande Mestre.Fomos criados à imagem e semelhança de Deus,Pai de todos nós, por isso temos o mesmo poder de Jesus.
A humildade,o amor incondicional e a fé são tês ferramentas essenciais para nos ajudarmos e a todos aqueles que nos rodeiam.
Já vi que é também uma avó babada...na realidade são os netos a melhor dádiva Divina.
Feliz 2012 vovó.
Um abraço com muita luz

Hermínia Nadais disse...

Obrigada amiga!
A sua mensagem é maravilhosa! Transmite muita força, fé e confiança, raízes de um verdadeiro amor ou vida com Deus, um eterno Natal.
Feliz Ano 2012, com esse sorriso encantador.
Abraço carinhoso

O Árabe disse...

Que Ele possa, amiga, estar em nossos corações, durante todos os dias de todos os anos! Feliz Ano Novo.

**Viver a Alma** disse...

Querida Hermínia

Venho desejar um Feliz Dia de Reis. Que o Ouro Incenso e Mirra sejam is ingredientes para que a nossa caminhada seja mais leve e com mais fé.
Bençãos minhas com todo o carinho
Mariz

Hermínia Nadais disse...

Obrigada amiga! Cheguei aqui há pouquinho,vim mesmo só para ver esta maravilha toda, lhe agradecer e dar um beijinho de boa noite!
Desculpe, mas não vou ver mais nada, pois estou deveras cansada! O dia foi muito bom, mas longo e muito forçado!
Até amanhã!
Beijinhos muito gratos e fofinhos, Hermínia