quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Advento / Natal



 
O Advento tem quatro semanas! 
Existem várias maneiras de interpretar as quatro semanas do Advento. 
Um exemplo: a primeira semana evoca os patriarcas e a virtude da esperança; a segunda semana recorda os profetas e a paz; a terceira representa João Batista e a alegria; a quarta e última semana traz a figura de Maria e a virtude do amor. 
Mas há outras formas de viver o Advento, tendo como base estes princípios. 
De ano para ano, costuma haver uma pequena variação ao que normalmente chamamos Campanha da Catequese, ou seja, uma dinâmica atrativa que possa levar as crianças e jovens a ir interiorizando o melhor possível as vivências do Advento e Natal, a partir do essencial, o nascimento de Jesus que aconteceu fisicamente uma vez… e agora quer nascer constantemente em todos os corações: nos que já o vivem para que O vivam melhor; nos que lhe são indiferentes para que O consigam olhar com interesse e gosto de o seguir; os que O não conhecem para que Ele chegue até eles, pois nasceu para todos, crentes e não crentes. Porém, os crentes têm a missão de O tornar mais conhecido e amado por todos os homens e mulheres, indefinidamente.

Na Coroa de Natal, a quinta vela, branca, que normalmente fica no centro e é acesa na vigília de Natal ou no dia de Natal, representa Jesus Cristo, a luz do mundo, que tendo os homens conhecimento ou não, está presente em todas as vidas, ainda que encoberto por um sem número de más acções que o mesmo homem pratique.

A primeira habitação do Filho de Deus foi numa "casa viva" e o mais maravilhoso templo, Maria, morada de Deus e Templo do Espírito Santo
Onde está Jesus mora Deus, e onde está Deus estão todos os Seus filhos, e Maria, que é a mãe de Cristo, é também nossa mãe, que nos ajuda sempre a entrarmos na vontade de seu Filho Jesus.

Que Maria, a Senhora do Advento, nos ajude a viver bem este tempo de espera para a celebração festiva do Natal. 

Hermínia Nadais

1 comentário:

Maria Rodrigues disse...

Que assim seja minha amiga. Como a minha próxima semana vai ser muito dificil em termos profissionais, e como não sei se terei tempo de passar pelas casas virtuais dos amigos, passo hoje especialmente para desejar um Natal muito Feliz. Que a Luz e o Espírito de Amizade, Fraternidade e Amor do Natal, consigam prevalecer no coração dos homens, ao longo de todos os dias do ano, para seja sempre Natal.
Beijinhos
Maria