sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Meios de fortalecer a Fé



 A Sagrada Escritura ou Bíblia Sagrada tem toda a Palavra de Deus, antes e depois do Nascimento e vida de Jesus Cristo. Mas em muitas situações é difícil de compreender para todas as pessoas… e todas as pessoas têm que a compreender capazmente para a poderem aplicar na vida. Para facilitar esse conhecimento temos o Catecismo da Igreja Católica, um instrumento para orientar todos os fiéis no caminho de Cristo que os leva ao encontro de Deus e dos irmãos.
O “Ano da Fé” leva-nos a ler e reler o Catecismo da Igreja Católica para sermos mais santos, fraternos e humanos.
O Catecismo é denso, com reflexões recheadas de aprendizagens/conhecimentos.
A primeira parte desenvolve a “Profissão de fé” do batizado, evidenciando uma reciprocidade entre a revelação de Deus para o homem e a fidelidade da resposta do homem a Deus, a articulação dos capítulos sobre a fé na Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, e a ação de Deus pela manifestação da Salvação pelas obras de Jesus Cristo e a ação do Espírito Santo!
A liturgia é o centro da vivência dos Sacramentos da Fé.
A caridade, que acontece a partir dos Mandamentos de Deus identifica-se com uma ação livre e despojada, munida pela fé e graça de Deus em favor dos pobres e descrentes.
Mas a ação do cristão, mesmo fundamentada na catequese, tem de ser alimentada pela oração, pelo que é muito importante a oração contínua numa vida de fé.
O Catecismo da Igreja Católica condensa a doutrina e os valores da fé católica, com inúmeras referências bíblicas, e muito embora algumas não sejam citadas, o seu estudo e reflexão está presente na Sagrada Escritura e vai ao encontro do que Jesus ensinou aos seus discípulos e às multidões que O seguiam. Os Evangelhos relatam o que Jesus falou e fez a favor dos que querem seguir e estar com Deus, iniciado no aqui e agora,  sempre que vivamos plenamente os valores por Ele ensinados.
Que Deus nos abençoe no estudo do Catecismo da Igreja Católica!

Hermínia Nadais

4 comentários:

Maria Rodrigues disse...

Herminia passei para deixar um beijinho e desejar uma boa semana.
Que Deus Pai ilumine hoje e sempre o seu caminho.
MAria

Hermínia Nadais disse...

Obrigada Maria!
tudo de bom para si!
Beijinhos

Silenciosamente ouvindo... disse...

A amiga sempre nos tentando ajudar
a seguir um caminho da cristandade
e da Fe.
Um beijinho
Irene Alves

Maria Rodrigues disse...

Herminia passei para deixar um beijinho e desejar um bom restinho de domingo
Maria