sábado, 24 de novembro de 2012

Iniciação Cristã



Os sacramentos da iniciação cristã são o batismo, a confirmação, a eucaristia, que preparam os agentes da evangelização. Mas o sacramento da reconciliação é urgentíssimo na Nova Evangelização porque evangeliza os evangelizadores, coloca-os sacramentalmente em contato com Jesus chamando-os à conversão do coração e ao arrependimento.
A renovação do sacramento da confissão pedida no concílio Vaticano II não foi conseguida, e os hábitos da confissão frequente em muitas pessoas desapareceram, o que torna difícil a Evangelização, por esta tem de partir da própria pessoa que, antes de tentar converter alguém, tem de enveredar por um caminho de inteira conversão.
O melhor contexto para a educação na fé é a celebração do domingo, onde os crentes ouvem Jesus e celebram o triunfo da sua cruz para viverem durante toda a semana o mandamento do Amor em comunhão com os irmãos e irmãs, especialmente com os mais necessitados, imersos na dor, na pobreza e na marginalização, usando palavras e gestos do Mestre na família, na vizinhança, no local de trabalho e estudo.
O altar é o ponto alto e a fonte do trabalho da Igreja, onde os sacerdotes e depois os catequistas podem aprofundar os conteúdos evangélicos e promover metodologias específicas para crianças e jovens, tendo em atenção a oração simples das pessoas que nos santuários e durante as festas populares expressam a sua devoção, e muitas vezes se sentem pouco acompanhadas e acolhidas.

Hermínia Nadais

4 comentários:

Betty Gaeta disse...

Oi Hermínia,
Estava com saudade de vc e saudade de vir aqui.
Gostaria de ter este livro. Será que encontro no Brasil? Aqui na minha cidade tem uma livraria católica que é boa, vou dar uma olhada por lá.
Bom final de semana.
Beijo imenso!

GOSTO DISTO!

Hermínia Nadais disse...

Bom dia Betty, Querida amiga!

Agradeço a sua visita ao meu espaço. Eu também já estava com saudades de visitar os meus amigos virtuais, mas o tempo às vezes é escasso!
O meu livro não está à venda em qualquer livraria, nem aqui nem no Brasil. Foi editado a expensas próprias em Outubro, há pouco tempo ainda, e eu tive bastante trabalho não pude dedicar-me à sua divulgação.
Mande-me o seu endereço e eu envio-lho e… quem sabe, se a livraria que conhece, aí, até o quererá por à venda… Agradeço o que puder fazer por ele.
É um livro muito simples, mas de que as pessoas que o lêm ficam agradadas.
Aguardo o seu endereço.

Imensamente grata pela atenção dispensada,

Hermínia Nadais

Silenciosamente ouvindo... disse...

Tambem tinha saudades das suas
palavras, querida amiga.
Tem sempre nos seus posts palavras
que permitirão a quem as lê uma
reflexão sobre a forma de estar
na vida sendo melhor cristão.
Um grande beijinho e um santo
domingo.
Irene Alves

Maria Rodrigues disse...

Hermínia meu filho é escuteiro e acólito, sabe, sinto sempre o meu coração leve e feliz quando o vejo no altar.
Bom domingo
Beijinhos
Maria