sexta-feira, 23 de novembro de 2012

A VERDADE DO EVANGELHO




A verdade do Evangelho é a Pessoa de Jesus Cristo.
O Concílio teve como objetivo preparar a Igreja para anunciar o Evangelho na sociedade moderna. As missas, anteriormente celebradas em latim começaram a ser faladas no idioma próprio de cada país, e os fiéis leigos puderam começar a participar ativamente nas celebrações e outras atividades até ali reservadas aos padres.
A Nova Evangelização é um dom do Espírito Santo que nos levará a uma nova adesão e união a Cristo, de modo a desejar falar sobre Ele, mais do que com palavras, com o testemunho de vida, para que aqueles que andam distantes da Igreja a olhem com mais confiança, pois também eles são abraçados pelo amor de Deus/Jesus.
Para a promoção da Nova Evangelização temos necessidade de três importantes valores: “verdade, confiança e comunidade”, acrescidos da fidelidade ao Evangelho, à Cruz, a Maria e ao ensinamento da Igreja. Urge ter em atenção, além da nossa intervenção pessoal e comunitária de cristãos comprometidos, todos os Meios de Comunicação Social, incluindo a internet, onde é preciso criar o espaço da verdade, sempre em espírito de fidelidade à Verdade de Cristo.
No Ano da Fé é um dom para todos os fiéis conseguirem renovar o seu relacionamento com Cristo e encontrar de novo o seu lugar na Igreja, onde o Credo deve começar a ser a oração diária de cada cristão.
Os eventos do Ano da Fé, a viver até ao dia 23 de Novembro de 2013, serão uma grande oportunidade para retomar o processo de renovação da Igreja iniciado há 50 anos durante o Concílio.
 
Hermínia Nadais

Sem comentários: